Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Secretário de Cultura Raimundo Salles contrata novo maestro para OSSA




A Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André) tem novo maestro. O maestro Calos Eduardo Moreno, que e que há cinco anos está no comando do grupo, passa a batuta para o regente paulistano Abel Rocha.
O maestro Abel Rocha foi diretor artístico do Teatro Municipal de São Paulo e possui um currículo que acumula doutorado em música, especializações no exterior, a regência de diversas orquestras e o reconhecimento mundial, foram preponderantes na escolha do regente para dar continuidade ao sucesso e consolidação da formação. Em minha opinião ele é um ícone que representa muito mais por aquilo que dá certo. O Abel é um grande nome disposto a ajudar.
Abel Rocha é Doutor em Música pela Universidade de Campinas (Unicamp). Em 1990, transferiu-se para a Alemanha onde, com bolsa de estudos da Fundação VITAE fez seu mestrado em Regência de Ópera junto à Opernschule da Robert-Schumann Musikhochschule, em Düsseldorf. Formou-se bacharel em composição e regência pelo Instituto de Artes da Unesp. Foi aluno de Hans Kast, Roberto Schnorrenberg e Eleazar de Carvalho. Foi diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo nos anos de 2011 e 2012.
Após seu retorno ao Brasil, foi responsável pela regência e direção musical das óperas "Il Combattimento de Tancredi e Clorinda", "L'Orfeo", "Il Ballo delle Ingrate”, de Claudio Monteverdi, "Le Nozze de Figaro" e "A Flauta Mágica”, de Mozart "Il Barbieri di Seviglia" (Rossini), "Carmen" (Bizet), “Alcina” (Haendel), "Il Campanello di Note" e "L'Elisir d'Amore" (Donizetti), “Gianni Schicchi”, "Madama Butterfly" e "La Boèhme" (Puccini), “Voix Humèine" (Poulenc), "La serva e l'ussero" (Ricci); “I Pagliacci” (Leoncavallo), “Dido e Aeneas” (Purcell), "il Telefono" (Menotti) e as estréias mundiais de “Anjo Negro" (João Guilherme Ripper), "A Tempestade", (Ronaldo Miranda) e “Brasil outros 500”, ópera em comemoração aos quinhentos anos de descobrimento do Brasil, de Millor Fernandes e Toquinho.
Nos últimos anos esteve à frente das orquestras: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Nova Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Brasília, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica de Santos, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfonia Cultura, Sinfônica Paulista, Orquestra Experimental de Repertório, Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Londrina e Sinfônica da Bahia, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) e Orquestra de Câmara da Unesp.
Dentre os prêmios recebidos, destacam-se o de Melhor Regente Coral nos anos de 1987 e 1995 outorgados pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, o 1º lugar no "VIII Concurso Nacional de Corais do Rio de Janeiro -1982" e o 3º lugar no "I Concurso Nacional de Corais de São Paulo -1996". Indicado para o Prêmio Carlos Gomes nos anos de 1999 e 2001, na categoria Destaque Grupo Coral.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Raimundo Salles recebe homenagem do Rotary Club International




O rotariano Raimundo Taraskevicius Salles recebeu homenagem do Rotary Club International nesta última terça-feria (25), por serviços prestados a comunidade. Raimundo Salles é sócio fundador do Rotary Club Santo André Bela Vista, que já distribuiu mais de 600 cadeiras de rodas.
O evento ocorreu na Câmara Municipal de Santo André e contou com a presença de diversos rotarianos e autoridades. Na ocasião foram homenageados: Eliseu Medeiros - Rotary Club Santo André Norte, Sebastião Zanforlin - Rotary Club Santo André Sul, Lenice Mateus - Rotary Club Santo André Alvorada, Fidalma Guarini, representando Lourival Passarelli do Rotary Club Santo André Campestre, Jose Batista Gusmão - Rotary Club Santo André 8 de Abril, Arno Schimit - Rotary Club Santo André e Raimundo Salles - Rotary Club Santo André Bela Vista. Junto aos homenageados a Vice-Prefeita Oswana Fameli, representando o Prefeito Carlos Grana.

Salles declarou: “Estou muito horado por ter recebido esta homenagem estou há quase 20 anos no Rotary e me sinto satisfeito com os resultados atingidos pelo Rotary Clube Santo André Bela Vista no programa de doação de cadeiras de rodas”.

Raimundo Salles toma posse como diretor da Associação dos Advogados do Grande ABC


A nova diretoria da AABC (Associação dos Advogados do Grande ABC) foi empossada nesta ultima segunda feira dia 24, no teatro Municipal de Santo André. O novo presidente Dr. Antonio Carlos Cristiano discursou sobre a importância da entidade que encontra-se funcionando desde 1961. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre as quis o desembargador estadual Ronaldo Moreira, o presidente da OAB Santo André, Fabio Picarelli, a deputada estadual Vanessa Damo, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André Evenson Robles Dotto, a vice-prefeita de Diadema Silvana Guarnieri, o presidente da OAB São Bernardo do Campo Luis Ricardo Vasques Davanzo, a presidente da OAB Diadema Marilza Nagasawa. Na oportunidade foi empossada toda a diretoria. O advogado e conselheiro estadual da OAB, Raimundo Taraskevicius Salles tomou posse, nesta oportunidade, como diretor de relações públicas da Associação dos Advogados do Grande ABC. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Salles: Orquestra Sinfônica de Santo André apresenta-se no programa Musica nos bairros



A Orquestra Sinfônica de Santo André regida pelo maestro Carlos Moreno apresentou-se no último domingo na Igreja Salete. O repertorio apresentado foi de musicas clássicas, como Beethoven e Rossini.

O maestro Carlos Moreno será novo titular da OER (Orquestra Experimental de Repertório). O maestro Jamil Mauf, que em 1990 criou a orquestra, está se aposentando e deixando o lugar para o maestro Carlos Moreno, que por seis anos dirigiu a orquestra da USP (2002-2008) e que há cinco dirige a Orquestra Sinfônica de Santo André.

A Orquestra Sinfônica de Santo André, a partir de 2009, iniciou uma nova fase, com novo regente, nova estrutura e novas metas. Além de manter sua principal característica, a realização de grandes obras sinfônicas, outros projetos artísticos e de ações sociais se apresentaram como importantes complementos: a realização de concertos didáticos com oficinas de pré-formação aos professores, concertos realizados em igrejas – dedicados à terceira idade – e parques, selaram ainda mais o contato da orquestra com o público.

Assistir a um concerto desta orquestra aos sábados tornou-se um disputado evento regular na cidade.

Cada vez mais a OSSA é convidada para grandes eventos da música de concerto, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão onde já tocou para mais de 15 mil pessoas, por duas vezes esteve como principal atração musical na noite de entrega do Prêmio Carlos Gomes.

Parcerias com a OSESP e seus programas de formação de público nos levaram a tocar para 8 mil crianças e jovens. A participação na temporada de concertos da sala São Paulo aumenta ainda mais a visibilidade e o reconhecimento desta orquestra, hoje considerada como uma das melhores orquestras brasileiras.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Salles: Guilherme Afif recebe livro de autoria de Raimundo Salles, Trabalho, emprego e renda

Com grade satisfação fui recebido pelo ministro Guilherme Afif Domingos que discorria sobre micro e pequenas empresas. Grande defensor do micro e pequeno empresário, o ministro Afif faz a diferença por onde discorre sobre este tema.
Guilherme Afif Domingos é um administrador de empresas, empresário e político brasileiro filiado ao PSD. É o atual vice-governador de São Paulo e ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.
Foi um dos arquitetos do sistema Simples de tributação (regime de tributação diferenciado, voltado a micro e pequenas empresas dependendo da receita bruta anual auferida) e o criador do projeto de maior transparência nos impostos – conhecido como o "Feirão de Impostos", que foi apresentado em locais públicos em várias cidades brasileiras entre 2004 e 2006.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Salles: Lançamento do meu segundo livro será em maio


Com muita satisfação que mando meu segundo livro para revisão, a expectativa é que no final de abril ou inicio de maio, já possa fazer o lançamento. O tema é instigante e complementa o trabalho de meu primeiro livro, Trabalho, emprego e renda, que já se encontra na 2ª edição. Também já está em andamento um terceiro livro sobre o ex-prefeito Newton da Costa Brandão. Para quem conheceu Dr. Brandão e tenha alguma história ou foto com ele, peço que envie para o meu email:emaildosalles@gmail.com.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Salles: Encontro do engenheiro Ozires Silva e Raimundo Salles


Um dos homens mais importantes da história da engenharia aeronáutica brasileira, ex-ministro da Infraestrutura me impressiona pela sua lucidez e inteligência. Fiquei honrado de compartilhar com este grande brasileiro, experiências na área do trabalho, tema do meu livro Trabalho, emprego e renda.

Ozires Silva é um engenheiro aeronáutico brasileiro. Coronel da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Capitaneou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Liderou em 1969 o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Deu início à produção industrial de aviões no Brasil. Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infra-Estrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Salles: Desembargador federal Antônio Carlos Cedenho, Gilberto Kassab e Salles


Encontrar pessoas inteligentes, com espirito público é uma grata satisfação. O desembargador Cedenho é um exemplo para todos nós de Santo André. Dedicado, trabalhador e comprometido em fazer justiça e o ex-prefeito Gilberto Kassab presidente nacional do PSD, uma grande liderança com quem pude desfrutar bons momentos na atividade partidária, agora candidato a governador desejo boa sorte em sua empreitada.

Gilberto Kassab é um economista, engenheiro civil, empresário, corretor de imóveis e político brasileiro. Foi prefeito da cidade de São Paulo por duas vezes entre 2006 e 2012, tendo sido o primeiro prefeito da história da cidade de São Paulo a ser reeleito para um segundo mandato consecutivo.

Salles: O grupo All You Need Is Love, o melhor cover dos Beatles


Ao assistir o show do grupo All You Need Is Love me fez lembrar como a música dos Beatles é maravilhosa, não é por acaso que este grupo é considerado o melhor grupo cover dos Beatles.

O grupo All You Need Is Love é uma banda cover dos Beatles,  o único grupo no mundo  que foi convidado pelo lendário palco do Cavern Club, onde os Beatles fizeram fama , para comemorar os 50 anos de lançamento do primeiro álbum, “Please Please Me”.  Sim, o All You Need is Love se apresentou lá exatamente no sopro de 50 velinhas. O registro foi o único permitido desde que Paul McCartney gravou lá, e também o único no mundo com comercialização permitida. Também foi o único grupo no mundo a gravar um DVD nos Estúdios Abbey Road em Londres com todos os direitos para comercialização da obra em, todo Mundo!

O gupo é formado por Sandro Peretto (John Lennon), César Kiles (Paul McCartney), Thomas Arques (George Harrison), Renato Almeida (Ringo Starr) e Anselmo Ubiratan (George Martin), o maior espetáculo beatle da América Latina conta com orquestra regida por Anselmo Ubiratan, efeitos especiais, instrumentos vintage, projeções e figurinos de todas as fases da banda para reviver com fidelidade cênica e sonora as músicas de todas as fases dos Beatles.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Salles: Chico Xavier, a possibilidade única de ter convivido com uma pessoa muito especial






Poucas pessoas têm a possibilidade de passar por esta vida e desfrutar da convivência de uma pessoa tão especial como Chico Xavier. Conheci muitas pessoas na minha vida, professores, políticos, operários, líderes religiosos, mas não há como comparar, a relação intensa e de profundo amor que mantive com esse homem iluminado. Me dirigi várias vezes a sua casa em Minas Gerais, acompanhado na ocasião, da minha esposa Rosangela, que veio a falecer. Tive a possibilidade única de homenagear Chico Xavier com o título “Paul Harris”, foi marcante e emocionante, nunca vou me esquecer daqueles momentos.

Francisco de Paula Cândido, mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo. Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos. Através de sua mediunidade, psicografou 468 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário. Seus empregos foram vendedor, operário fabril e datilógrafo.


Chico Xavier vem recebendo grandes homenagens no Brasil e em outros países, por exemplo: Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura; em 2000, foi eleito o "Mineiro do Século XX", em um concurso realizado pela Rede Globo Minas, tendo vencido com 704.030 votos e em 2012 foi eleito o “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, em concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade".

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Salles: Orquestra Sinfônica de Santo André se apresenta dia 22 de fevereiro


Convido todos que aprecia a boa música erudita, a assistir a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André com a regência do Maestro Carlos Moreno. Como secretário de cultura de Santo André, tenho o prazer de ter esta maravilhosa orquestra se apresentando todos os últimos finais de semana de cada mês. Neste concerto será homenageado o Rotary Club Santo André Bela Vista que completa 12 anos e já doou mais de 600 cadeiras de rodas, através da sua ação social. 

O Rotary International é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.
Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social.
Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, promovendo e apoiando:

1) O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
2) O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
3) A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
4) A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.


Sua missão é: ajudar os rotarianos e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.
Seu lema principal é: Dar de si antes de pensar em si.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Salles: Salles, ex-secretário geral da UNE em encontro com o ex-presidente da UNE Lindberg Farias


Um encontro que trouxe muitas lembranças de militância no movimento estudantil, em 1986 fui eleito secretário geral da UNE – União Nacional dos Estudantes. São 28 anos que separam aquele momento mágico que vivi até os dias de hoje. O encontro com o senador e pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, Lindberg Faria foi um momento de reviver tudo que passamos nesta entidade.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) é a principal entidade estudantil brasileira. Representa os estudantes do ensino superior e tem sede em São Paulo, possuindo subsedes no Rio de Janeiro e Goiás.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Salles: Rolando Boldrin representa a genuína cultura popular brasileira


Esse caipira de São Joaquim da Barra, tocador de viola é o representante da cultura brasileira, aquela do “interiorzão”. Apesar de mudar aos 16 anos para a capital, nunca perdeu as suas raízes. Grande ator da TV Tupi nas décadas de 50 e 60 tornou-se um grande ícone da cultura popular de raíz. Fiquei extremamente feliz em ter sido recebido por ele. Espero que este ano ele se apresente em Santo André. Aos 77 anos ele está cada dia melhor, com sua música seus contos, enfim, com todo carisma que só Rolando Boldrin tem.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Salles: Collor, o presidente que perdeu a oportunidade de mudar o Brasil

O ex-presidente Collor chega à presidência aos 40 anos de idade. O povo brasileiro deposita então neste presidente todas as esperanças de mudança. Particularmente não votei nele, mas como todos os brasileiros, torcia para dar certo. Após os trágicos episódios que envolveram a seu impeachment, o Brasil caminhou para uma presidência com Itamar Franco, conhecemos ali um grande presidente, implantou o Plano Real e representou para aquele momento uma transformação no padrão ético de fazer política. Os anos se passaram e com o retorno do ex-presidente Collor ao Brasil, e antes de ele se eleger senador, fui convidado para almoçar em sua casa, encontrei ali um homem amargo e triste, tendo consciência de que perdeu o momento mais importante da sua vida e que certamente não teria outra oportunidade.
Fernando Collor, jornalista e bacharel em Ciências Econômicas, formado pela Universidade Federal de Alagoas, Collor foi presidente do CSA (época em que contratou Felipe Scolari como técnico do time), diretor do jornal Gazeta de Alagoas e superintendente da Organização Arnon de Mello, grupo que congrega as empresas de comunicação da família.
Porém, desde pequeno, mostrava sua vocação para a vida pública. Gostava de acompanhar o pai nas atividades políticas e acabou tornando-se o mais jovem prefeito de Maceió, nomeado para o cargo pelo então governador Guilherme Palmeira, em 1979, aos 29 anos de idade.
Em 1982, foi eleito deputado federal, e em 1986, elegeu-se governador de Alagoas. Com discurso incisivo e medidas de impacto, como o corte de mordomias e supersalários no serviço público, tornou-se conhecido nacionalmente, como o “Caçador de Marajás”.
Mais que isso, projetou-se como um nome forte na disputa pela Presidência da República e, em 1989, ganhou a eleição contra adversários fortes, como Leonel Brizola e Luiz Inácio Lula da Silva. Foi o mais jovem presidente da história do Brasil – assumiu o mandato com apenas 40 anos de idade – e o primeiro a ser eleito pelo voto direto do povo, após o período do Regime Militar (1964-1985).
Governou o país por dois anos. Isolado pela classe política e sem apoio do Congresso Nacional, foi alvo de julgamento político, culminando com o impeachment. Mais tarde, seria inocentado em processo que tramitou no STF.

Em 2006, após mais de 10 anos afastado da política, Collor elegeu-se senador da República por Alagoas, numa campanha recorde, de apenas 28 dias.

Salles: Início das aulas na faculdade


Hoje inicia as aulas na faculdade, é com muito orgulho que há 6 anos me dedico a dar aula de direito comercial e administrativo. Ser professor, acima de tudo, é reconhecer que ainda tenho muito que aprender. Nesta foto me apresento como paraninfo da turma de administração. A todos os alunos e professores um feliz ano letivo.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Salles: Aécio Neves amplia a discussão democrática sobre o futuro do país


Considerando o cenário atual, a disputa à presidência da república deste ano será sem dúvida uma das mais importantes e democráticas da história deste país.

A candidatura de Eduardo Campos e Marina Silva, também contribuiu para que o processo eleitoral saísse da polarização PT x PSDB.

Aécio Neves, independente de preferências eleitorais de cada eleitor, tem uma história que se confunde com o processo de redemocratização deste país.

Aécio Neves nasceu em 10 de março de 1960, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, sendo filho do político Aécio Cunha e de Inês Maria. Aécio vem de uma família de políticos tradicionais mineiros. Seu avô materno, Tancredo Neves, personagem fundamental na redemocratização do país, foi governador de Minas Gerais e presidente eleito do Brasil por via indireta (colégio eleitoral), tendo morrido antes de assumir o cargo. Do lado paterno, tanto seu avô Tristão Ferreira da Cunha quanto seu pai, Aécio Cunha, foram deputados federais.

Aécio se mudou para o Rio de Janeiro aos dez anos de idade, para acompanhar os pais. Na adolescência, foi surfista. Aos dezesseis anos, teve a primeira experiência profissional no Gabinete do Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Ministério da Justiça do Rio de Janeiro. Estudou em colégios da elite carioca e depois entrou no curso de Engenharia da PUC do Rio de Janeiro, no qual não concluiu. Aos 22 anos, ele voltou para a capital mineira para se formar em economia pela PUC mineira e virar assessor do avô materno.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Salles: Encontro entre Salles e Marina Silva


Uma mulher de muita força, uma vencedora, exemplo de dignidade. É isto que Marina Silva representa para mim. Em um país em que o espaço das mulheres na política ainda é pequeno esta mulher quebra barreiras e rompe preconceitos. Independente de questão partidária ela sempre será um símbolo de coerência e honestidade.

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima nasceu em 8 de fevereiro de 1958 em uma pequena comunidade chamada Breu Velho, no Seringal Bagaço, no Acre. Seus pais, nordestinos, tiveram 11 filhos, dos quais três morreram. A mãe morreu quando tinha apenas 15 anos. A vida no seringal era difícil. “Eu acordava sempre às 4h da manhã, cortava uns gravetos, pegava uns pedaços de seringuins, acendia o fogo, fazia o café e uma salada de banana perriá com ovo. Esse era o nosso café da manhã”, conta.

Na adolescência sonhava em ser freira. “Minha avó dizia: ‘Minha filha, freira não pode ser analfabeta’”, lembra. O desejo de aprender a ler passou então a acompanhá-la. Aos 16 anos, contraiu hepatite, a primeira das três que foi acometida. Seu histórico de saúde ainda inclui cinco malárias e uma leishmaniose. Essas fragilidades a levaram a Rio Branco em busca de tratamento médico. Aproveitou a oportunidade para também se dedicar à vida religiosa e, ao mesmo tempo, estudar. Obteve a permissão do pai e deixou a floresta.

Na capital acriana, para se sustentar, passou a trabalhar como empregada doméstica. Revia as lições durante as madrugadas. O progresso nos estudos foi rápido. Entre o período de Mobral, no qual aprendeu a ler e a escrever, até a formação em História transcorreram apenas dez anos. Sua formação foi complementada posteriormente com a pós-graduação em Psicopedagogia.

A vocação social se revelou quando deixava a adolescência. Marina se inscreveu em um curso de liderança rural e conheceu o líder seringueiro Chico Mendes. Passou a ter contato com as idéias da Teologia da Libertação e a participar das Comunidades Eclesiais de Base. Em 1984, ajudou a fundar a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre. Chico Mendes foi o primeiro coordenador da entidade e Marina a vice-coordenadora.

Salles: O critico de arte Enock Sacramento e o Secretário de Cultura Salles, visitam a exposição Arte no Brasil


O Secretário de Cultura Raimundo Taraskevicius Salles, acompanhado de um dos maiores críticos de arte do Brasil Enock Sacramento, visitaram as dependências da Estação Pinacoteca onde ocorre uma das maiores e importantes exposições de arte do modernismo no Brasil.

Este maravilhoso acervo é composto de obras da Fundação Nemirovsky entre as quais Antropofagia da artista Tarsila do Amaral de 1929. A Fundação José e Paulina Nemirovsky tem um dos maiores acervos de arte do Brasil, a sua sede é na Estação Pinacoteca de São Paulo e composta de sete conselheiros entre os quais o secretário de cultura Raimundo Taraskevicius Salles. O presidente da Fundação Nemirovsky é o ex-ministro Henrique Meirelles e o vice-presidente é o ex-governador Alberto Goldmam. É necessário falar um pouco sobre quem é Enock Sacramento.

Enock Sacramento é crítico de arte, membro da Associação Paulista de Críticos de Artes, Associaçao Brasileira de Críticos de Arte e da Association Internationale des Critiques d’Art, ONG reconhecida pela UNESCO e com sede em Paris. Foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Arte como o Crítico do Ano (Prêmio Gonzaga Duque), tendo recebido o diploma e troféu respectivos em maio de 2004 no CCBB/SP.

Jornalista profissional registrado no Ministério do Trabalho sob nº 10.245, começou a atuar em fins da década de 50, em Belo Horizonte. Nos anos 70 trabalhou no jornal “O Estado de S. Paulo” como Chefe da Sucursal do ABC, com sede em Santo André, estendendo seus serviços ao “Jornal da Tarde” e “Rádio Eldorado”. Como crítico de arte, começou a atuar no Diário do Grande ABC, em 1963, colaborando com várias publicações entre as quais as revistas “Casa Vogue” e “Ventura”.

Com larga experiência no campo das artes visuais, Enock Sacramento participou da Comissão de Seleção e Premiação de 110 Salões de Arte, prefaciou mais de 200 catálogos de exposições, fez a curadoria de mais de 40 exposições, publicou cerca de 800 artigos na imprensa e é autor de 12 livros sobre arte brasileira, o último dos quais é “Sacilotto”, São Paulo, 2001.

Ocupou numerosos postos em instituições culturais entre os quais o de membro do Conselho de Desenvolvimento Cultural do Estado de São Paulo (1996-97) e da CAAPC-Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais da Prefeitura Municipal de São Paulo (1995-2001).

Curador das exposições itinerantes do CCBB/SP – Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo desde julho de 2007, tendo realizado de agosto a dezembro de 2007, 36 exposições em São Paulo.

Salles: Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estará dia 17 em Santo André


Estive em algumas ocasiões com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na última ocasião, no Instituto Fernando Henrique Cardoso, tive a oportunidade de dialogar sobre a produção cultural brasileira. Independente de questões partidárias, o ex-presidente e sociólogo FHC é um grande intelectual, pensador e um brasileiro de grande projeção internacional. Dia 17 deste mês, Santo André recebe o ex-presidente para uma palestra sobre a conjuntura econômica brasileira e o reflexo dela na economia do ABC.

Fernando Henrique Cardoso é graduado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Fernando Henrique Cardoso desenvolveu importante carreira acadêmica, tendo produzido diversos estudos sociais em nível regional, nacional e global, e recebido diversos prêmios e menções honrosas pelos trabalhos. Foi eleito pela revista Foreign Policy como o 11º pensador global mais importante em 2009, pelo pensamento e contribuição para o debate sobre a política antidrogas.

Atualmente, Fernando Henrique Cardoso preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) fundado por ele em 2004 e participa de diversos conselhos consultivos em diferentes órgãos no exterior, como o Clinton Global Initiative, Brown University e United Nations Foundation. Ocupa também a cadeira n° 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 27 de junho de 2013, com a morte do jornalista João de Scantimburgo.

Salles: “Encontrar com Maurício de Sousa é algo mágico”


Estive com um dos homens mais importantes da cultura deste país, quem não conhece seus personagens, Mônica, Cebolinha, Cascão e etc. A possibilidade de compartilhar alguns momentos com este gênio é algo mágico.

Mauricio Araújo de Sousa, um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da “Turma da Mônica” e membro da Academia Paulista de Letras. Começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais de Mogi das Cruzes, onde viveu. Procurou emprego em São Paulo, como desenhista, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã. Passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos bem aceitos pelos leitores.

Maurício de sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem ao famoso menino de cabelos espetados Cebolinha.

Salles: Salles aprecia o show de gastronomia de Carla Pernambuco


Em um momento importante para gastronomia de Santo André, Carla Pernambuco esteve em restaurante em Santo André a convite de Salles. O restaurante escolhido foi o Baby Beef Jardim. A chef preparou um prato especial para os presentes baseados na fruta do Cambuci.

Carla Pernambuco é chef, pesquisadora, autora de seis livros de sucesso, blogueira, palestrante, coordenadora de semanas gastronômicas no exterior (Rússia, Portugal, Espanha, Peru, Argentina, Caribe, França), colunista da revista “Casa & Comida” e na publicação gaúcha “Estilo Zaffari”, encantadora de tampas e de panelas, amestradora de colheres de pau e de rolos de macarrão, espírito ancestral das cozinhas dos sete mares, empresária, mãe de três filhos e empreendedora de outras 57 ações que podem acontecer a qualquer momento.

Salles: Férias maravilhosas com a esposa em Mônaco, lugar lindo e romântico


O Principado de Mônaco é uma cidade-estado soberana, e, portanto, um microestado, situado no sul da França. Fazendo costa com o mar Mediterrâneo, o principado, fundado em 1297 pela Casa de Grimaldi – até hoje sua soberana -, fica a menos de 20 quilômetros a leste da cidade de Nice e 20 quilômetros a oeste da cidade de Ventimiglia. Possui aproximadamente uma área de 202 hectares (2,02 km²), sendo o segundo menor Estado do mundo, atrás apenas do Vaticano, com 44 hectares de área, e é o estado com a densidade populacional mais alta do mundo. Tem como forma de governo a monarquia constitucional, em que o monarca é Sua Alteza Sereníssima o príncipe-soberano Alberto II do Mônaco.

Salles: Salles, Pedro Mariano e Luiza Possi


Santo André presenciou um dos momentos mais lindos da musica popular brasileira, um encontro histórico entre estes dois grandes artistas. Fiquei honrado de ter proporcionado este show que foi acompanhado pela nossa querida Orquestra Sinfônica, sobre a regência do nosso queridíssimo maestro Carlos Moreno. Muita emoção.

Luiza Possi acostumada aos palcos desde o ventre teve dois grandes batismos na carreira artística. O primeiro, ainda recém-nascida, é da época em que frequentava os estúdios no colo de sua mãe Zizi Possi. Seu choro ficou registrado numa das gravações de ‘Luiza’, clássico de Tom Jobim, realizado há quase duas décadas. O segundo foi no Canecão, no Rio, em 2002, ano decisivo em sua carreira, pois vários fatos a destacaram no cenário da música brasileira.

Pedro Mariano, filho da cantora Elis Regina e do músico e maestro Cesar Camargo Mariano, a música sempre esteve presente em sua vida. Pedro pôde acompanhar de perto os passos dos mais importantes artistas da cena musical brasileira. Em 1995, aos 20 anos, ele produziu juntamente com o irmão João Marcello, uma homenagem à mãe, cantando músicas marcantes do repertório de Elis. O Tributo fez tanto sucesso que virou um especial de TV. Daí em diante Pedro não parou mais.

Salles: Guilherme Arantes surpreendeu os andreenses quanto da sua apresentação em Santo André


A Secretaria de Cultura de Santo André na programação cultural da cidade e no programa Orquestra Sinfônica Convida, trouxe um dos maiores nomes da musica popular brasileira, Guilherme Arantes. Acompanhado da Orquestra Sinfônica, tendo como maestro Carlos Moreno, o cantor e musico interpretou as suas principais canções.

Guilherme Arantes, nascido na cidade de São Paulo. Começou sua carreira como tecladista e vocalista da banda Moto Perpétuo, grupo de rock progressivo dos anos 70. Em 1976, “um anjo mau, desses que vive nas telas de TV, disse: Vai, Guilherme! ser sucesso na vida. E ele foi. Foi nessa altura da vida, que uma de suas composições estourou e foi utilizada na trilha sonora da telenovela Anjo Mau. E quem não se recorda da famosa frase musical “quando eu fui ferido, vi tudo mudar”.

Salles: receber o senador Suplicy sempre é um motivo de satisfação


O senador Suplicy é um daqueles homens públicos que faz com que a gente acredite que politica possa ser feito com ética. Comprometido com as causas sociais, honesto, inteligente, esse senador da República sempre fez a diferença por onde passou, na Assembléia Legislativa, na Câmara de Vereadores de São Paulo e dentro do Partido dos Trabalhadores. A sua trajetória se confunde com o processo de democratização brasileiro.

Recebemos ele em Santo André na Casa da Palavra, compartilhei este momento maravilhoso com Elaine Prisco, grande batalhadora da cultura de Santo André.

Faço necessário contar um pouco quem é este grande brasileiro, Eduardo Matarazzo Suplicy é um economista, professor universitário, administrador de empresas e político brasileiro, Atualmente exerce o cargo de senador do estado de São Paulo.

Salles e Glaucya recebem o filósofo, escritor e professor universitário Mario Sergio Cortella


É com grande satisfação que recebemos nesta cidade o filósofo e escritor Mario Sérgio Cortella, uma das figuras mais importantes do cenário da educação brasileira e um escritor premiadíssimo Mario Sergio no entender de Salles “é uma daquelas pessoas que cativam a gente”.

Nascido em Londrina, interior do Paraná, na juventude experimentou a vida monástica em um convento da Ordem Carmelitana Descalça, mas abandonou a perspectiva de ser monge para seguir a carreira acadêmica. Concluiu sua graduação em 1975 na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira. Em 1989 concluiu seu mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti, e em 1997, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire, conclui seu doutorado também em Educação pela PUC-SP.

É professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e de pós-graduação em Educação da PUC-SP, na qual está de 1977 a 2012, além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral, desde 1997, e o foi no GVPec da Fundação Getúlio Vargas, entre 1998 e 2010.

Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), durante a administração de Luiza Erundina, e foi membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010).
Fez o programa “Diálogos Impertinentes” na TV PUC, no Canal Universitário.

Salles recebe governador do Rotary Clube Distrito 4420


Neste último dia 28, o secretário de cultura e turismo de Santo André recebeu o Governador do Distrito 4420 para o Ano Rotário 2013-2014, companheiro José Joaquim do Amaral Ferreira e a companheira sua esposa Célia Maria Corrêa Ferreira. Salles que já foi presidente do Rotary Santo André Bela Vista acertou com o governador a data do dia 22 de fevereiro para as festividades de aniversário do Rotary Internacional. O evento irá ocorrer no Teatro Municipal de Santo André com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André, regida pelo maestro Carlos Moreno.

Salles recebe Wanderléa em show com orquestra


Um dos momentos marcantes na agenda cultural de Santo André, foi o show da cantora Wanderléa e a Orquestra Sinfônica de Santo André. Ela surpreendeu a todos com seu carinho pelo público, fiquei honrado em ter promovido o encontro entre a nossa orquestra e essa grande cantora, que nasceu em Governador Valadares (MG) e aos 9 anos mudou-se para o Rio de Janeiro com a família, para se tornar a mais importante cantora da Jovem Guarda. Já aos 10 anos ganhava concursos em rádios e lançou em 1962 o primeiro compacto. No ano seguinte sai o primeiro LP, “Wanderléa”, pela CBS. Na gravadora conhece Roberto e Erasmo Carlos, com quem passa a apresentar em 1965 o programa Jovem Guarda pela TV Record de São Paulo. Transmitido nas tarde de domingo, o programa teve uma das maiores audiências da época e lançou diversos artistas. Wanderléa e Celly Campelo foram as primeiras estrelas do rock brasileiro. Participou de filmes ao lado de Roberto Carlos e, depois de terminada a Jovem Guarda, continuou a carreira como cantora pop. Atualmente se apresenta cantando seus maiores sucessos, como “Pare o Casamento” (versão de Luís Keller), “Ternura” (Rossini Pinto) e “Prova de Fogo” (Erasmo Carlos).