Páginas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Salles: Chico Xavier, a possibilidade única de ter convivido com uma pessoa muito especial






Poucas pessoas têm a possibilidade de passar por esta vida e desfrutar da convivência de uma pessoa tão especial como Chico Xavier. Conheci muitas pessoas na minha vida, professores, políticos, operários, líderes religiosos, mas não há como comparar, a relação intensa e de profundo amor que mantive com esse homem iluminado. Me dirigi várias vezes a sua casa em Minas Gerais, acompanhado na ocasião, da minha esposa Rosangela, que veio a falecer. Tive a possibilidade única de homenagear Chico Xavier com o título “Paul Harris”, foi marcante e emocionante, nunca vou me esquecer daqueles momentos.

Francisco de Paula Cândido, mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo. Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos. Através de sua mediunidade, psicografou 468 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário. Seus empregos foram vendedor, operário fabril e datilógrafo.


Chico Xavier vem recebendo grandes homenagens no Brasil e em outros países, por exemplo: Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura; em 2000, foi eleito o "Mineiro do Século XX", em um concurso realizado pela Rede Globo Minas, tendo vencido com 704.030 votos e em 2012 foi eleito o “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, em concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário