No último dia 08 de abril, durante o aniversário da cidade, o cantor Francis Lopes apresentou show musical no bairro Sítio dos Vianas. O secretário de Cultura Raimundo Salles declarou: “o evento no Sítio dos Vianas, no aniversário de Santo André é uma forma de descentralizar as atividades da secretaria de Cultura no município”.
Francis Lopes, piauiense de Santo Inácio do Piauí-PI, nasceu dia 07 de agosto, na localidade Patos, hoje pertence ao município de Floresta do Piauí-PI. É filho de seu Pedro Lopes e dona Mariana e é o quinto filho de uma família de nove irmãos.
No início de 1990 rumou-se para São Paulo em busca da realização do seu sonho de gravar um Disco. Veio pra casa do amigo Lúcio Flávio na Vila Califórnia. Passou por várias dificuldades e terminou trabalhando numa padaria e logo depois numa loja de confecções no Largo da Concórdia no bairro do Brás. O dono da loja, um conterrâneo chamado Javan, lhe emprestou uma parte da grana e ele conseguiu gravar seu 1º Disco. Com o LP em mãos, ele falou pros amigos que daquele dia em diante não trabalharia pra mais ninguém e retornou à sua terra natal.
Em 1993 gravou seu 2º LP e veio à São Paulo para gravar o Programa do Bolinha e conheceu a casa de shows Olympia e jurou para si mesmo que um dia ainda cantaria naquela casa e se apresentaria no Domingão do Faustão. Sempre imbuído em tornar-se um cantor de sucesso, viu que era muito difícil conduzir sua carreira em São Paulo e mais uma vez retornou ao seu estado. Em 1996, gravou seu 3º LP, mais tarde lançado em também em CD Só no início de 1998, devido às dificuldades de sobrevivência através da música em seu estado, Francis decide de vez morar em São Paulo. Gravou seu CD vol. 04, intitulado, “O garotinho quente do forró” com a música “Lamento de um Nordestino” de sua autoria. O “hit” começou a cair no gosto popular e seu trabalho despertou à atenção das gravadoras, empresários e donos de casas de shows. Logo em seguida a mesma foi regravada pelo cantor Zé Ramalho, causando assim, uma repercussão muito boa para sua carreira.
No final de 1999, escreve uma carta para seus pais relatando as dificuldades na terra da garoa, em seguida musicou-a e inseriu no seu CD volume 5, “O garotinho quente do forró II” que lhe rendeu vendagem acima de 200 mil cópias. De lá pra cá, Francis sempre grava um CD a cada ano e todos vendem a cima de 100 mil cópias. No dia 20 de setembro de 2004, ele resolveu desafiar seus próprios limites e levar o público do forró numa das casas de shows mais conceituadas da América Latina, o Olympia, até então frequentada mais pela classe média alta de São Paulo. Alugou-a em plena segunda feira e investiu alto na realização de um dos seus sonhos. Resultado: Sucesso garantido. A casa registrou recorde de público em shows do gênero. Na oportunidade, gravou seu 1º DVD e CD vol. 11, os quais lhe renderam CD e DVD de OURO.
O cantor está sempre buscando novidades e fazendo trabalhos extras. Em 2002 lançou um CD ACÚSTICO, em 2005 um TECNO BREGA, em 2006 um ESPECIAL PARA AS MÃES, e em 2008, um de FORRÓ E VAQUEJADA, com participação especial do fenômeno, Galego Aboiador, o mais famoso aboiador do Brasil. O sucesso foi tanto no nordeste que é rotulado às vezes como o “Rei das vaquejadas”. ritmo que vem tomando conta do país, inclusive, já chegou a São Paulo. Devido o sucesso com músicas de vaquejadas, o cantor foi convidado para participar do filme, “Vidas Opostas”, do cineasta “Thico Almeida”, filme que retrata a vida do vaqueiro nordestino sofredor.
Seus principais sucessos são: “A carta” e “Lamento de um Nordestino”, ambos de sua autoria. Músicas que falam da dor e da saudade que sente da família. Em parceria com Paulynho Paixão, tem músicas gravadas por: Guilherme e Santiago, Calcinha Preta, Aviões do Forró, Areio de Ouro, Grupo Capa de Revista, o próprio Paulynho Paixão e vários outros artistas, inclusive, quase todos seus grandes sucessos, são de sua autoria, motivo este, pelo qual é respeitado entre seus colegas de trabalho e conterrâneos.
Há 15 anos mora em São Caetano do Sul- SP e a mais de 10 anos é o campeão de shows na Grande São Paulo com mais de 25 shows por mês.
São 20 anos de carreira, 23 CD’s gravados e 5 DVD’s lançados, vários discos de Ouro e de Platina, mais de 3 milhões de discos vendidos, faz em média 25 shows por mês. Para 2013 Está lançando seu 5º DVD e CD vol.19, intitulado “Show de despedida da dançarina Erisvânia”, ainda conta com a participação especial da dançarina Carioca, Josy Queiroz, em uma das principais faixas, “Eu não sou avião, mas vou te levar pro céu” e a presença marcante dos seus pais Pedro Lopes e Dona Mariana com é de praxe em todos os seus DVDs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário