sexta-feira, 9 de maio de 2014
O secretário de Cultura, Raimundo Salles, recebeu no Teatro Municipal de Santo André, João Vicente Goulart, filho do ex-presidente
Nesta noite o secretário de Cultura, Raimundo Salles, recebeu nas dependências do Teatro Municipal, João Vicente Goulart, filho do ex-presidente do Brasil, e presidente do Instituto João Goulart. O evento “Ditadura Militar no Cone Sul 50 anos depois” que contou com a participação do ex-presidente está ocorrendo no dia de hoje, no sábado, dia 10 e no domingo, dia 11.
O golpe civil militar de 1964, que agora completa 50 anos, enfrentou o inconformismo dos jovens que viveram o grande sonho de que o mundo poderia mudar e ser melhor. A luta foi por mudanças sociais, políticas e culturais. Os jovens contestaram a ditadura militar na luta por liberdade e democracia. Pagaram caro por isso, com prisões, torturas, exílios, banimentos, assassinatos e desaparecimentos. Mas o sonho valeu a pena, pois, hoje o Brasil é livre, todos podem falar o que pensam e há uma democracia relativa. A ditadura civil militar brasileira serviu de modelo para outros militares golpistas da América Latina, principalmente na região do Cone Sul, quando outros golpes ocorreram na Bolívia, Peru, Argentina, Uruguai e Chile. O golpe paraguaio é mais longevo e complete 60 anos agora em 2014. Nos dias 09, 10 e 11 de maio, alguns brasileiros, chilenos, paraguaios, bolivianos, peruanos, argentinos e uruguaios, jovens das décadas de 60 e 70, se reúnem no Grande ABC para analisar e refletir sobre o que foram estes anos de chumbo e obscurantismo no Cone Sul. Não deixa de participar e conhecer essa parte importante de nossa história.
João Vicente Goulart, filósofo, poeta, empresário, é diretor presidente do IPG-Instituto Presidente João Goulart.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário