Páginas

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Salles: Livro, Trabalho, emprego renda chega a sua segunda edição

livro01O livro de autoria do professor, advogado e secretário de cultura de Santo André, Raimundo Taraskevicius Salles chega a sua segunda edição.

No entender do jurista e advogado, membro da Academia Paulista de Direito, Tito Costa, o livro Trabalho, emprego e renda, em linguagem simples e despretensiosa, um panorama do que tem sido a luta do homem pelo seu sustento através dos tempos.
Desde o princípio, quando o ser humano dispunha apenas daquilo que a natureza oferecia, até os dias de hoje em que começa a sentir os perigosos efeitos de sua grande capacidade de transformar o meio, a batalha pela sobrevivência mudou de forma e de meios, mas nem por isso tornou-se menos árdua e menos dramática. Esse é o principal ensinamento que o autor procura transmitir ao leitor.
Ao percorrer essa longa trajetória, ainda que de forma breve e rarefeita, é possível constatar que os temas relativos ao trabalho, além de suas complexas dimensões teóricas e técnicas – de que tanto se ocuparam os especialistas – possuem uma outra dimensão mais cotidiana e comum que absorve todo cidadão. A leitura do livro torna essa constatação tanto óbvia quanto desconcertante, livrando a temática de suas armas ideológicas e reconduzindo qualquer leitor ao seu papel de protagonista na cena atual do trabalho.
A reflexão sobre as estratégias para o combate que vem pela frente deixa, então, de ser privilégio do autor, para se tornar o mais meritório convite expresso em sua obra.

Salles encontra-se com Ivan Lins

Raimundo Salles e Ivan Lins
Com grande alegria encontrei com o amigo cantor e músico Ivan Lins, estávamos conversando sobre o seu show com a Orquestra Sinfônica de Santo André e uma possível gravação de seu DVD orquestrado. Também estava no encontro o maestro Carlos Moreno e o produtor Vasco. Ivan Lins é uma daquelas pessoas que nos cativa é um músico completo, grande compositor conhecido pelos diversos Grammys que recebeu, pelas inúmeras gravações de sua obra pelo mundo, por sua harmonia diferenciada, pelos arranjos refinados e ao mesmo tempo fáceis de gostar. Sendo o artista brasileiro vivo mais gravado no exterior, o compositor começou a tocar piano aos dezoito anos e foi muito influenciado pela música que ouviu em sua infância nos Estados Unidos, pelo jazz e bossa nova.

Salles abre palestra do psicanalista Jorge Forbes

541483_1389057931356041_31826365_n
Foi gratificante a abertura da palestra quando da vinda do psicanalista Jorge Forbes em Santo André.

Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra, em São Paulo. Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP – Faculdade de Medicina (Neurologia). A.M.E. – Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise. Membro da Associação Mundial de Psicanálise – AMP.

É um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral.

Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA e o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br). Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Salles recebe escultura de Tomie Ohtake

_MG_9230_MG_4769
Foi com grande satisfação que estive no ateliê da grande artista Tomie Ohtake, aos 100 anos ela atinge um grau de prestígio imensurável. As suas obras são reconhecidas nacional e internacionalmente. O último projeto desta artista, falando em obra pública de grandes dimensões foi realizado em Santo André, no Paço Municipal. Tenho grata satisfação de ter dado a ideia da realização deste projeto, abraçado pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Esta obra ficará para sempre. Um marco na cidade de Santo André. E guardarei este presente da querida Tomie Ohtake para sempre. Espero que ela viva mais 100 anos.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Salles participa do conselho da Fundação Nemirovsky


Presidido pelo Ex-Ministro Henrique Meireles e tendo como Vice-Presidente o ex-governador Alberto Goldman e tendo como presidente-executivo Fernando Barrueco, o conselho da Fundação Nemirovsky, que possui um dos mais completos acervos de arte do Brasil e que está instalada na Estação Pinacoteca em São Paulo reuniu para definir estratégias para o ano 2014. Salles, Secretário de Cultura de Santo André e Membro do Conselho, participaram da reunião e elogiou a exposição de longa duração realizada pela Fundação Nemirovsky e a Pinacoteca do estado, Arte no Brasil – uma história do Modernismo na Pinacoteca de São Paulo.

Secretário de Cultura Salles inaugura Pinacoteca de Santo André


Em uma noite histórica o secretário de Cultura de Santo André e o Prefeito Carlos Grana inauguraram a Pinacoteca de Santo André. Um marco histórico para a cidade que ganha esse espaço dedicado às artes e tem como curador Enock Sacramento.

Acesse: http://www2.santoandre.sp.gov.br/pinacoteca/index.php